terça-feira, 10 de junho de 2014

Acauã




        O acauã é uma ave falconiforme da família Falconídea. Conhecido também como macauá, acanã, cuã, cauã, uacanã e macaguá. No perímetro urbano de Santa Rosa em Linhares (Espírito Santo), alguns moradores chamam esta ave de gavião-cova-caiau, devido a seuchamado/apelo.
Seu canto dá origem ao seu nome “acauã” e é repetido seguidamente durante alguns segundos. No folclore amazonense, diz-se que os gritos da acauã prenunciam a chegada de forasteiros. Já na região do Espinhaço, em Minas Gerais, prenunciam a morte de um conhecido.
Seu nome significa: do (grego) herpeton = cobra, serpente, réptil; e _thëras = caçador; e do (latim)
cachinnans, cahinnare = gargalhando, gargalhar, que gargalha. Caçador de serpentes que gargalha.
A ave é citada na música “Acauã”, cantada por Luiz Gonzaga e composição de Zé Dantas:
"Acauã, acauã vive cantando
 Durante o tempo do verão 
 No silêncio das tardes agourando
 Chamando a seca pro sertão’’

Fonte: WikiAves

         Alguns dizem que ela tem um canto que anuncia a morte de algum conhecido e outro adivinhando chuva.

         Quando criança me contavam muitas histórias dela e eu tinha medo quando ouvia seu canto agorento, ao  fotografar essa, tentei me aproximar mais, ela voou e deu sua gargalhada, acho que de mim.

Clique na imagem para ampliar.

Fotos: Rocílio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário