quinta-feira, 1 de setembro de 2011

De dentro da Caatinga: A Craibeira.


                                        ‘‘Quando entrar setembro
                                  E a boa nova andar nos campos... ’’ 

                                     Flávio Venturini

Foto feita no mês de setembro  em Porcos, São Julião-PI.
(Click em cima da foto para amplia-la)
Pois é, setembro chegou e a caatinga tem poucos pontos verdes, entre as cinzas da paisagem surgi o amarelo ouro das flores da Craibeira.
   
Craibeira começando a sua floração em agosto. Foto feita próximo ao Bairro São Vicente-São Julião-PI.
(Click em cima da foto para amplia-la)

Craibeira com flores no final de setembro. Foto feita próximo ao Bairro São Vicente-São Julião-PI.
(Click em cima da foto para amplia-la)
As árvores do gênero Tabebuia (família Bignoniaceae)
são conhecidas popularmente por Ipê Amarelo, Craibeira, Caraibeira, Caraíba, Caraúba ou Paratudo-do-campo .



Foto feita próximo ao Bairro São Vicente-São Julião-PI.
(Click em cima da foto para amplia-la) 
                  
         A Craibeira,  pode atingir cerca de 20 metros de altura. É uma árvore nativa do Brasil, das regiões de cerrado e na Caatinga ocorre em terrenos localizados nos vales de rios e riachos.

Foto feita em Porcos-São Julião-PI.
(Click em cima da foto para amplia-la)


FOTOS: Rocílio Rocha





11 comentários:

  1. Querido amigo esse é o é o quadro que você ta me devendo ,quero pra ontem
    Pois quem promete deve e agora pague.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk.....
    A promessa foi feita,faltava vc escolher a foto. Agora tenho que providenciar(pintar) a tela... kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Meu grande Professor Lindos as suas Telas...

    # Amei!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Karine Sousa...

    Obrigado querida.

    Obrigado pela visita, volte sempre!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Grata surpresa encontrar teu blog...As fotos dos ipês estão magníficas. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rocilis,essa éuma ótima forma de mostrar as belezas de nossa terrinha e é claro seu explendido trabalho de pintor e fotógrafo...Tudo de Bom!!!!

    ResponderExcluir
  7. Já entrei repetidamente aqui, só pra ver as craibeiras. Me ensine o caminho das pedras meu amigo. Quero chegar nelas...
    Lindo!!!!!!! Tudo que vc faz.
    Saudações com admiração.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos(as) pelas visitas e pelos comentários!!!!

    Rosilândia Melo, vou usar as palavras que usou comigo ''não se faça de besta'' kkkkkk. Você que me ensinou o caminho das pedras, ou já esqueceu das aulas que me deu em Vila Nova em sua exposição.....
    Agradeço muito a você amiga,''menina sou seu fã''do seu trabalho kkkkkkk

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. O sertão é perfeito em sua beleza. cinza e amarelo, azul e alaranjado. Sol e vento. Meu sertão.

    ResponderExcluir
  10. foi muito saber que carauba é o nome popular do ype amarelo,sempre diz conhecer a flor de carauba me falaram que era linda.to feliz ,pois já foi comparanda uma flor de carauba.

    ResponderExcluir
  11. Que bom poder ter te ajudado...
    Obrigado pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir