sexta-feira, 27 de maio de 2011

As Carnaúbas / São Julião-PI







Fotos: Rocílio Rocha


                             

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pau-d'arco


     A caatinga ainda está toda coberta pelo seu verde, mas já se nota algumas folhas e flores soltas pelo chão. O sol começa a deixar o céu com o seu azul mais bonito do ano. O que mais chama a atenção nessa época é o ipê que ornamenta nossa paisagem.



    A floração do pau-d’arco (ipê- rosa) que vai de maio a julho, já mostra sua exuberância nesse meado de maio. Andar pelas estradas ainda marcadas pelas chuvas ganhou um atrativo a mais, nota-se em muitas localidades de nosso município, o colorido 
desta árvore enfeitando nossa mata.


Quando a gente se depara com um florido, não tem como não apreciar sua beleza, o encantamento e a magia do verde deslumbrante contrastando com o rosa, dos nossos ipês, eles nos dão uma sensação de paz.                                               
                                              







Fotos e texto: Rocílio Rocha

     

sábado, 14 de maio de 2011

Fogão a lenha

            
        Ainda no escuro ouvia o barulho da caixa de fósforos, em seguida uma pequena tocha de fogo ajudava os primeiros raios do dia a iluminar a casa. Acendia a lamparina, som da lenha dobrando-se no joelho. Assoprava a cinza e o laranja tonalizava o rosto, braços, projetando a sua sombra na parede preta de fumaça. Gravetinhos de lenha ajudavam acender o fogo, marmita de café, a colher arranhava o fundo da lata á procura das últimas pedrinhas de açúcar. Os galos, cabeça-vermelha, juriti, coqui, rolinhas, sofrê entre outros pássaros cantarolava anunciando a chegada do sol. O café quentinho estava pronto enquanto ''arriava'' a vaca. Lá fora parecia tudo maravilhoso, a vida nascia, tinha o dia todo pela frente. 
        O calor do fogo me lembra reunião, proteção, alimentação, além de aquecer a casa e preparar a comida.  Quase toda alimentação passava pelo fogão a lenha: milho assado, milho cozido, café, leite, arroz, feijão, carne, queijo...
        De tanto ir e vir na minha bicicleta azul o mundo não me assustava e a cena daquelas manhãs ao pé do fogão a lenha pareciam eternas.
       Hoje percebo que andei pouco, mais por onde andei a vida me levou depressa, mais rápido do que a bicicleta azul. Porém muitas coisas passaram despercebidas: flores, cobras e lagartos, mais sempre abro a janela e me vejo ao lado do fogão a lenha com cores laranja no seu rosto. 
                                                        Fotos e texto: Rocílio Rocha

terça-feira, 3 de maio de 2011

O rio



"Do rio que tudo arrasta, se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem."
Bertold Brecht

"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos."
Lao-Tsé


(Tela: Rocílio Rocha)

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio - Dia do Trabalho. Guerreiro Menino (Um homem também chora) Gonzaga Jr



História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

(Vídeo:Rocílio Rocha)